A Associação para auxílio da Criança e do Adolescente Projeto Crescer iniciou seu trabalho no Município de Pindamonhangaba no ano de 2002, através de um grupo de voluntários de uma instituição religiosa católica, com atividades esportivas de futebol e judô, contava com a colaboração de alguns setores privados e com um espaço cedido pela igreja para a realização das atividades. Depois de alguns anos de trabalho a Organização se tornou uma Associação formal e constituída juridicamente, com certificado do Conselho Municipal da Assistência Social (CMAS) e Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA).
Com a formalização a Organização ganhou espaço no município e ampliou suas atividades passando a atender outros bairros. A Associação recebeu vários prêmios e certificados ao longo destes 18 anos de história: Em outubro de 2012 ampliou seu atendimento para a região rural devido a Premiação do Concurso Volkswagen na Comunidade; recebeu o Selo do Itaú Unicef pelo trabalho em parceria com a escola com o Projeto Comunidade em Ação.
Em dezembro 2016 a Organização foi contemplada com o certificado do Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente (CONDECA) e passou a atender as demandas de violação de direitos contra crianças e adolescentes. No ano de 2017 e 2018 a OSC em parceria com a escola recebeu mais um Prêmio do Itaú Unicef e intensificou o trabalho dentro da escola, atuando no contra turno escolar.
A Associação atua com atividades educacionais, culturais, esportivas, de lazer, atendimento psicológico e social através da promoção da família e da organização da comunidade, promovendo a inclusão social, prevenindo situações de risco e vulnerabilidade social e contribuindo para o desenvolvimento sistêmico, sem distinção de classe social, credo ou etnia.
Hoje a organização é reconhecida pelos órgãos Públicos por seu trabalho e empenho na efetivação no que diz respeito à Garantia de Direitos tendo sua missão visão e valores como princípios básicos.
Missão:
Contribuir com a construção de uma sociedade justa, humana e igualitária, por meio de atividades esportivas, culturais e socioeducativas que visem à melhoria da qualidade de vida e o pleno exercício da cidadania das famílias em situação de vulnerabilidade social.
Visão:
Manter a solidez, credibilidade e respeito, expandindo nossas ações para outras comunidades que necessitem de nossos trabalhos, com planejamento estratégico prévio e análise do redimensionamento.
Valores:
• Valorizar o trabalho de todos aqueles que se empenham para atender pessoas em situação de vulnerabilidade.
•Colocar a ética na orientação de todas as suas atividades e relações com beneficiários, apoiadores e parceiros.
• Utilizar a educação como sistema de prevenção para crianças e adolescentes.
• Respeitar a diversidade de idéias, crenças e pessoas.
• Trabalhar para que as crianças possam crescer com dignidade de filhos de Deus e consciência de cidadãos e pelo bem comum, para a vida e pela dignidade humana.
• Atuar tendo como instrumentos a fraternidade e a solidariedade.
A Associação recebeu vários prêmios e certificados ao longo destes 18 anos de história:
Em 2011- Prêmio da Petrobrás com o Projeto Itinerante.
Em 2012/2013 -Prêmio Volkswagen na Comunidade com o Projeto Comunidade em Ação
EM 2013/2014- Prêmio GERDAU- Projeto Lyra Crescer
Em 2015 - Certificado do Itaú Unicef pelo trabalho em parceria com a escola-Projeto Comunidade em Ação
Em 2016 - Certificado do CONDECA - Projeto Saúde e Equilíbrio para atuar com vítimas de violência e/ou abuso sexual
Em 2017- Prêmio Itaú Unicef com o Projeto em parceria com a escola - Comunidade em Ação
Em 2017 - Certificado do CONDECA -Projeto Educar para Crescer (contra turno escolar)
Em 2017- Certificados da Secretaria de Esportes do Estado de São Paulo- Projeto Esporte do bem e Esporte para Crescer
Em 2018 ficamos como semi finalistas do Prêmio Itaú Unicef com o projeto em parceria com a escola – Projeto Comunidade em ação.
Durante todos esses anos a Organização recebeu recursos da Prefeitura municipal de Pindamonhangaba com seus projetos aprovados pelo CMAS- CMDCA e Câmara de vereadores
A organização reuni também os certificados do CMDCA e CMAS bem como o Certificado de Qualidade em Projetos - fornecido pela Câmara Municipal e FUNVIC e o Selo de Qualidade em Projeto que trabalha em Parceria com a Escola.
Na região do Goiabal são cerca de 366 famílias cadastradas na Unidade de saúde do bairro Goiabal . O Projeto atende cerca de 150 dessas famílias.
Atendemos cerca de 190 crianças e adolescentes.
Em 2020 a Organização recebeu o selo do Premio Recomeço, por desenvolver ações de prevenção ao uso e abuso de álcool e drogas por crianças e adolescentes.
Política social
A principal atividade da organização está vinculada ao CNAE de Assistência social e o trabalho é desenvolvido sem fins lucrativos.
Recursos financeiros
A OSC recebe recursos através de empresas privadas, do poder público, doações de pessoa física, jurídica e ações beneficentes.
A Organização conta também com o trabalho do voluntariado que por sua vez contribuem com recursos humanos, auxiliando em eventos, atividades e ações.
Caracterização da População
A população atendida são crianças e adolescentes da faixa etária 03 a 17 anos e onze meses de ambos os gêneros. O atendimento se dá as famílias que se encontrem em situação de risco, vulnerabilidade social e econômica ou aquelas com seus direitos violados.
Processo decisório: Todas as decisões referentes à Organização, e seus projetos, são tomadas em conjunto, a partir de reuniões e assembleias realizadas pela diretoria e gestão da OSC ou com a equipe de trabalho e familiares.
Serviço social na instituição
A principal função do Serviço Social na Organização é desenvolver ações baseadas na proteção social básica e atuar na Política da assistência social formulando políticas que promovam a educação, e defendam à criança e adolescente de acordo com o Sistema Único da Assistência Social .
O Assistente Social observa, dentro da instituição, aspectos relacionados as vulnerabilidades e potencial risco social, econômico e cultural. Busca viabilizar mediações e articulações entre os atores da rede.
Atividades executadas pelo Serviço Social
- Triagem social das famílias;
- Grupo de orientação aos pais ou responsáveis;
- Visitas domiciliares,
- Estudo e discussão de casos com equipe interdisciplinar e multidisciplinar;
- Relatórios de prestação de contas e relatórios circunstanciados ao MP, CT e EE;
- Articulação de rede;
- Solicitações de serviços;
- Encaminhamento para a rede sócio assistencial e de saúde;
- Encaminhamento e ofícios para órgãos públicos, privados e do 3º setor;
- Elaboração de projetos e planos de trabalho
- Captação de recursos
- Monitoramento e avaliação das ações e da equipe
-Elaboração de instrumentais;
- Elaboração de pesquisa e levantamento de dados;
-Capacitação da equipe.
Dimensão ético política
A profissão de Serviço Social está regulamentada pela lei 8.662/93 e é conduzida pelo código de ética profissional. O exercício do assistente social está em definir ações para garantir os direitos da população atendida.
Projetos atuais
PROJETO
Transformando Vidas
Atua na proteção social de acordo com o Sistema Único da assistência social - SUAS
Área de cobertura do Projeto
Abrange o territorio do cinco CRAS do município de Pindamonhangaba.
Objetivo Geral
Atender crianças e adolescentes vítimas ou testemunhas de violência, através do acompanhamento social e atendimento terapêutico com o intuito de reduzir danos à saúde emocional e afetiva do indivíduo e previnir o risco à violência.
Ações de Prevenção Primária
Capoeira
São realizadas oficinas de jogos de capoeira para desenvolver e potencializar as competências da comunicação e linguagem corporal. Realiza diversas atividades com temas voltados a importância da cultura do negro no brasil, trabalhar o jongo, samba de roda, maculêle, axé entre outros, também é realizado um festival ecológico com a participação da comunidade.
oficinas de música para desenvolver e potencializar as competências da comunicação e linguagem musical através das aulas de violão e banda pop.
Ações de Prevenção Secundária
Grupo de Orientação Familiar
Promove encontros familiares para orientação relativa aos cuidados e responsabilidades inerentes aos pais e/ou responsáveis, com o intuito de evitar a reincidência de casos e prevenir a violência doméstica contra crianças e adolescentes.
Visitas Domiciliares
Sao realizadas por assistente social ou voluntários das instituições religiosas (voluntários treinados) afim de acompanhar a família em situações de necessidades especificas.
Ações de Prevenção Terciária
Atendimento Psicológico
O acolhimento psicológico visa prevenir agravos a saúde psíquica das crianças e adolescentes, buscando desenvolver, através de técnicas e avaliações, as estratégias necessárias para promover o seu bem estar e desenvolvimento saudável.
Atendimento Social
É efetuado o atendimento com as famílias para realizar uma triagem social voltada as questões de ordem socioeconômica, cultural e religiosa. A família também recebe orientações e encaminhamentos referentes ao serviço social da rede, de acordo com as necessidades apresentadas durante o atendimento
A Arte Terapia
Utiliza de processos artísticos, que tem o potencial de diminuir os danos causados, propiciando a auto expressão artística em prol da saúde emocional e afetiva das crianças. Faixa etária de 4 a 12 anos.
Parcerias
SECRETARIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL / CREAS / CONSELHOS TUTELARES / ESCUTA ESPECIALIZADA / EMPRESAS / INSTITUIÇÕES RELIGIOSAS
Projeto
Comunidade em ação
Atua de acordo com o Serviço de convivência e Fortalecimento de Vínculos - SCFV
Área de cobertura do Projeto
O Projeto é desenvolvido na região rural do município de Pindamonhangaba e atende 6 (seis) comunidades.
Objetivo Geral
Prevenir a ruptura dos vínculos familiares e comunitários, possibilitando assim, a superação de situações de fragilidade social, a função protetiva da família e a melhoria de sua qualidade de vida.
Ações desenvolvidas
Percurso Temático
Encontro regulares semanal, onde são tratados temas transversais no coletivo com as crianças e adolescentes.(formação de coletivos).
Contação de Histórias
O intuito é proporcionar à criança um desenvolvimento emocional, social e cognitivo, criativo -reflexiva e o estimulo a leitura.
Atendimento Social
É efetuado o atendimento com os pais ou responsáveis para realização de cadastro familiar, orientações e encaminhamentos para a rede sócio assistencial, de saúde, educação e atua na articulação e parcerias para atender as necessidades da família com benefícios eventuais.
Ações sociais
Acontecem em diversos momentos de acordo com as necessidades com entrega de benefícios eventuais ou em eventos de datas comemorativas.
Ações com a comunidade
São realizadas ao longo do ano com eventos temáticos onde são apresentados os resultados dos trabalhos realizados com as crianças e adolescentes.
Parcerias
CRAS / SECRETARIA DA EDUCAÇÃO / DIRETORIA DE ENSINO / SECRETARIA DE SAÚDE / SECRETARIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL / INSTITUIÇÕES DE EDUCAÇÃO SUPERIOR / EMPRESAS / SINDICATOS.